top of page
LIONS.pdf (11).png

FUTSAL

ANSA Lions Futsal traz para você treinadores experientes e programas de desenvolvimento de Futsal - em sua área local. Agora estamos em vários locais ao redor do mundo!

conheça esses lugares.

cer.png

TÉCNICO

Os treinadores ANSA Lions Futsal são treinadores licenciados pela USSF (Federação de Futebol dos EUA). Todos eles têm formação em futsal, futebol e muita experiência treinando crianças.

Design sem nome - 2022-11-30T141222.811.png

POR QUE FUTSAL?

A natureza do Futsal coloca grande ênfase na habilidade técnica e habilidade em situações de alta pressão, sendo consequentemente um excelente terreno fértil para o futebol.

PARTICIPE AGORA!

Dê uma olhada na programação para ver onde você pode ingressar no ANSA LIONS FUTSAL

Ansa

FUTSAL

819375290.jpg

PROGRAMA DE FUTSAL
Dias de treinamento inicial:

Horário: Homens às 17h e Mulheres às 18h

Local de prática: The Masters Academy

Plataforma de competição: TBA

Elegibilidade:  Idade U17 a U23. Aberto a todos os jogadores e ex-alunos do clube.

CUSTO: US$ 150 PARA O PROGRAMA DE INVERNO E PRIMAVERA

FUTSAL NA ANSA
Como uma organização comprometida em buscar a excelência em todos os aspectos, prestamos muita atenção ao tipo de ambiente que podemos apresentar aos nossos jogadores; um ambiente no qual eles possam ser constantemente desafiados e que fortaleça seu desenvolvimento geral de habilidades. A ANSA tem o orgulho de anunciar que incorporamos totalmente o Futsal à nossa rotina de treinamento de inverno em nosso próprio Complexo Coberto.

O futsal é uma versão indoor do futebol. Seu nome deriva do português futebol de salão e do espanhol fútbol sala/de salón, que pode ser traduzido como “futebol de salão”.

O futsal é jogado entre duas equipes de cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. Além disso, cada equipe pode ter um número de substitutos. Ao contrário de algumas outras formas de futebol de salão, o campo é delimitado por linhas, e não redes ou tabuleiros que os jogadores podem usar para redirecionar a bola. O futsal é jogado com uma bola tamanho 3 ou tamanho 4, que é um pouco mais pesada e menor que a bola tamanho 5 usada no futebol.

SOBRE FUTSAL
A origem do Futsal® (Futebol de Cinco) remonta a Montevidéu, Uruguai, em 1930, quando Juan Carlos Ceriani criou uma versão de futebol de cinco para competições juvenis em YMCAs. O jogo é disputado em quadras do tamanho de basquete, tanto internas quanto externas, sem o uso de paredes laterais.

O termo FUTSAL® é o termo internacional utilizado para o jogo. É derivado da palavra espanhola ou portuguesa para “soccer” – FUTbol ou FUTEbol, e da palavra francesa ou espanhola para “indoor” – SALon ou SALa. O termo foi adotado pelo U.S. Futsal por incluir as iniciais “fUtSAl” (EUA). O termo foi registrado nos Estados Unidos depois que o US Futsal mudou seu nome corporativo no estado da Califórnia.

O jogo é frequentemente referido como Five-A-Side ou Mini-futebol. Depois que Ceriani deu o pontapé inicial, o futsal ganhou popularidade rapidamente em toda a América do Sul, principalmente no Brasil. A habilidade desenvolvida neste jogo é visível no estilo mundialmente famoso que os brasileiros exibem ao ar livre em campo de tamanho real. Pelé, Zico, Sócrates, Bebeto e outros craques brasileiros desenvolveram suas habilidades jogando Futsal. Enquanto o Brasil continua a ser o centro mundial do Futsal, o jogo agora é jogado, sob os auspícios da FIFA, em todo o mundo, da Europa à América do Norte e Central e Caribe, América do Sul, África e Ásia e Oceania.

A primeira competição internacional ocorreu em 1965, quando o Paraguai conquistou a primeira Copa Sul-Americana. Mais seis Copas Sul-Americanas foram realizadas até 1979, com o Brasil vencendo todas elas. O Brasil continuou seu domínio com uma vitória na primeira Copa Pan-Americana em 1980 e a conquistou novamente na próxima vez que foi disputada em 1984. Uma seleção dos Estados Unidos participou da copa de 1984, mas terminou fora da disputa.

A Federação de Futsal dos Estados Unidos foi fundada em 1981 e incorporada em janeiro de 1983. Osvaldo Garcia foi seu primeiro presidente. O jogo é referido como Mini futebol, futebol de cinco, Futbol Sala ou Futebol de Salao, mas também é amplamente referenciado por sua marca registrada, Futsal. O atual presidente da Federação é Alex J.C. Para.

O primeiro Campeonato Mundial de Futsal realizado sob os auspícios da FIFUSA (antes de seus membros integrarem a FIFA em 1989) foi realizado em São Paulo, Brasil, em 1982, com o Brasil terminando em primeiro lugar. Os brasileiros se repetiram como campeões no bicampeonato mundial em 1985 na Espanha, mas perderam no tricampeonato mundial em 1988 na Austrália para o Paraguai. A FIFA assumiu o patrocínio direto do evento em 1989 na Holanda e em 1992 em Hong Kong. O Brasil venceu as duas vezes. O Futsal dos EUA (Equipe Interna) terminou em terceiro lugar em 1989 e em segundo lugar em 1992 no Campeonato Mundial de Five-a-Side da FIFA. A maior exibição de qualquer time dos Estados Unidos em um torneio da FIFA até que a seleção feminina dos EUA conquistou a medalha de ouro na China no futebol ao ar livre. O Terceiro Campeonato Mundial da FIFA foi realizado de 24 de novembro a 11 de dezembro de 1996, na Espanha, e pela primeira vez a FIFA o nomeou Campeonato Mundial de Futsal da FIFA. O Quarto Campeonato Mundial de Futsal da FIFA foi realizado na Guatemala de 18 de novembro a 4 de dezembro de 2000. O quinto Campeonato Mundial de Futsal foi realizado em Taipei em dezembro de 2004.

A primeira partida internacional de Futsal disputada pela Seleção Nacional de Futsal dos EUA foi em maio de 1984 em Nanaimo, Canadá, e os Estados Unidos venceram por 6–5. A primeira partida internacional de Futsal nos Estados Unidos foi realizada em dezembro de 1985, na Sonoma State University em Rohnert Park, Califórnia. O time seleto dos EUA derrotou a Austrália por 9–5.

O Futsal dos EUA realiza um Campeonato Nacional todos os anos desde 1985. O Futsal está se estabelecendo no nível juvenil nos EUA. Os Boys and Girls Clubs of America tiveram uma forte influência interesse depois que o Columbia Park Club em San Francisco pediu à Federação para fazer uma demonstração. A organização nacional adotou o esporte, que agora é praticado em cerca de 1.100 clubes masculinos e femininos nos Estados Unidos. A American Youth Soccer Organization (AYSO) também pratica o esporte em uma estreita relação de trabalho com o Futsal dos EUA desde 1988.

A U.S. Youth Soccer Association (USYSA) e o U.S. Futsal assinaram um acordo em agosto de 1995 e em 1999, para promover o futsal em todas as suas National State Association como seu jogo de futebol de salão preferido sob os auspícios do U.S. Futsal.

Fonte da Federação de Futsal dos Estados Unidos:

Como o futsal promove melhor técnica?

Basta observar os jogadores de futsal lutando para evitar que a bola cruze a linha lateral e você começará a ver imediatamente como o futsal desenvolve habilidade, controle e técnica. Um campo pequeno com linhas coloca os jogadores constantemente sob pressão de outros jogadores e limites fora do jogo. Os jogadores devem aprender a acertar a bola rapidamente, cortar bruscamente, proteger com eficácia, passar rapidamente e se mover para o espaço.

Comparado ao futebol de parede ou ao futebol de campo grande, o futsal valoriza mais o controle da bola. Não há recompensa para passes errados porque o outro time fica com a bola. Não há recompensa para chutes errados porque o outro time fica com a bola. Não há incentivo para 'chutar e correr' porque o campo é muito pequeno e lotado de jogadores. Os jogadores com a bola devem usar a técnica adequada para manter o controle e devem procurar outros jogadores no espaço. Os jogadores sem bola devem se mover para o espaço 'real' e devem apoiar verdadeiramente seus companheiros de equipe.

No futsal, a ênfase está claramente no controle e na técnica. Sem controle e técnica, você não pode esperar ter sucesso no futsal. E, para que os jogadores americanos tenham mais sucesso no cenário internacional, é claro que devemos treinar e preparar melhor nossos jovens na técnica adequada. Se você leva a sério o desenvolvimento de habilidades e técnicas, o futsal é a atividade superior. O futsal promove melhor técnica e desenvolve habilidades mais rapidamente.

E se você leva a sério a qualidade do tempo que passa jogando ou assistindo a jogos de futebol, o futsal é claramente melhor.

Como o futsal é melhor que o futebol murado?

O futsal melhora as habilidades do jogador de futebol melhor do que o futebol murado, tanto para treinamento de habilidades ofensivas quanto defensivas.

Como jogador de Futsal ofensivo, não há barreiras para evitar passes errantes. Não há paredes para parar bolas longas. Não há paredes para rebater tiros errantes. Não há paredes contra as quais prender a bola ou seu oponente. Não há paredes para ajudá-lo se você não tiver as habilidades de finta para vencer um defensor. Não há paredes para salvá-lo se seus companheiros de equipe não estiverem se movendo para o espaço para apoiá-lo. Em geral, você deve controlar a bola, usar o toque e a técnica adequados, usar o ritmo correto, enviar um saque preciso e realmente trabalhar combinações dinâmicas.

Como zagueiro de Futsal, você pode 'virar para cima' em um jogador que se aproxima, assim como no futebol ao ar livre (não há passe na parede para vencê-lo). Você pode permitir que passes errados saiam de campo para ganhar a bola (o resultado correto do erro do seu oponente). Goleiros e defensores podem se concentrar em ângulos de bloqueio de chute adequados. Você não precisa se preocupar com bolas longas que devem sair de campo. Você pode direcionar um jogador que se aproxima para o lado para interromper quebras ou quebras em menor número. Em geral, você pode praticar e aperfeiçoar as técnicas defensivas que se aplicam ao futebol ao ar livre. Você não perde tempo trabalhando na defesa contra jogadores fantasmas (ou seja, paredes).

Considere alguns dos principais problemas com os seguintes cenários típicos de futebol de salão estilo pista de hóquei:

Pergunta: No futebol de hóquei, o que acontece quando um jogador usa a parede para vencer um adversário?

Resposta: O jogador avança a bola passando por um defensor quando há uma parede disponível sem a necessidade ou esforço de fintar, cortar ou lascar. Os torcedores do hóquei defendem isso como uma simulação útil de passar para um companheiro de equipe que, posteriormente, acerta a bola como parte de um 'dar e ir'. O Futsal vê isso como uma oportunidade perdida de trabalhar as habilidades para vencer os defensores (ou seja, nunca desperdice uma oportunidade de trabalhar as habilidades necessárias para o jogo ao ar livre).

Pergunta: No futebol de hóquei, o que acontece quando um jogador usa uma parede para passar para um companheiro de equipe?

Resposta: O jogador avança a bola para um companheiro de equipe quando há uma barreira disponível sem a necessidade ou esforço de passe. Os torcedores do hóquei defendem isso como uma simulação útil de passar para um companheiro de equipe que, posteriormente, passa a bola para o membro mais avançado de um 'triângulo'. O Futsal acredita que o melhor passe é para um jogador vivo. Você deve desenvolver combinações dinâmicas de jogadores em movimento que se movem no espaço. O jogador com a bola procura companheiros em movimento e antecipa esses movimentos. Não assuma que um alvo estacionário (ou seja, a parede) está sempre pronto para o seu passe. Você precisa ser treinado sobre as realidades do jogo ao ar livre e seu teus amigos precisam aprender a apoiá-lo.

Pergunta: O que acontece quando um jogador dá um tiro contra a parede para que um companheiro de equipe possa marcar no rebote previsto?

Resposta: O jogador cria oportunidades de gol quando há uma barreira disponível em ambos os lados do gol sem a necessidade de fazer um chute certeiro. Enquanto alguns treinadores de futebol rotulam isso como um exercício útil, outros acham que é melhor praticar arremessos precisos.

Pergunta: O que acontece quando um jogador vence um defensor 'jogando a bola no canto' (à la NHL) e perseguindo-o?

Resposta: O jogador vence um defensor quando há uma barreira disponível sem medo de a bola rolar para fora de campo ou sem a necessidade ou esforço de passar ou driblar. Os adeptos do futsal argumentam que os jogadores devem sempre reforçar a necessidade de controlar a bola e mantê-la em jogo (ou seja, nunca desperdiçar um toque).

Essas técnicas de futebol de salão assumem que uma parede está disponível. Se não houver parede disponível, essas habilidades baseadas na parede têm valor questionável.

Essas chamadas 'habilidades de parede' podem representar uma porcentagem assustadoramente alta dos toques em um jogo. Portanto, a qualidade do tempo gasto em termos de desenvolvimento de habilidades úteis no futebol de rua é limitada.

Jogar com paredes apresenta um perigo real para o jogador. O que acontece quando um jogador imobiliza seu corpo contra as pranchas para avançar uma bola além de um defensor (que também está imobilizado contra as pranchas) ou para impedir que seu oponente avance? E o que pode acontecer quando os jogadores correm a toda velocidade em direção aos tabuleiros? Histórias reais de terror são abundantes.

 

Como o Futsal é mais seguro?

A eliminação das paredes torna o futebol mais seguro, mas existem outros aspectos do futsal que também o tornam mais seguro. Além de menos ossos quebrados e concussões (que ocorrem com muita frequência no futebol com paredes de hóquei), há menos colisões em alta velocidade porque o campo é mais curto. Você não desenvolve a mesma força total correndo para a bola no futsal e, consequentemente, tem menos dessas lesões relacionadas. Finalmente, um jogo que enfatiza o controle sob pressão versus chute e corridas inevitavelmente leva a mais jogos de mano-a-mano. Em geral, é mais seguro em virtude do menor número de lesões devido à natureza da arena e do jogo.

Apenas uma moda passageira?

Não. É assim que o mundo desenvolve grandes jogadores o ano todo. Nenhum dos principais países de sucesso do mundo, incluindo Brasil, Itália, Alemanha, França, Holanda, joga futebol de salão em rinques de hóquei. Agora que os Estados Unidos estão levando o futebol a sério e querem competir nos mais altos níveis, o futsal dominará irreversivelmente o cenário do futebol de salão nos Estados Unidos. O desenvolvimento do futebol americano só avançará para o próximo nível quando o jogo de salão avançar para o mesmo nível do resto do mundo. Antes de entrar em outra liga do tipo 'rinque de hóquei', pergunte-se: “Qual a importância do desenvolvimento de habilidades para meus jogadores?” Esta é a pergunta que os treinadores fazem e a conclusão que as pessoas parecem tirar é que o futsal é a onda do futuro. Não é uma moda passageira, é a maneira como o mundo joga e está aqui para ficar na América.

O futsal valoriza o controle e a técnica. Tire as paredes e você ainda pode se divertir tanto quanto o futebol murado. Mas há muito mais toques e repetições de qualidade que se traduzem diretamente no jogo ao ar livre. Com o Futsal, você aproveita melhor seu tempo e dinheiro.

bottom of page